Acontece hoje no Polo:

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Fiocruz inicia suas atividades no POLO UAB Apucarana

Iniciaram hoje (25/09/2014) no Polo de Apoio Presencial de Apucarana o primeiro momento presencial do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil/SEED/MEC em parceria com a FIOCRUZ.

O Polo de Apucarana se consolida como uma entidade que recebe cursos de instituições conceituadas com vasta experiência e tornam possível o conhecimento e a formação de alto nível para os nossos alunos.

O Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil/SEED/MEC, é uma estratégia de implementação da Educação Permanente em Saúde com vistas à mudança de atitude por parte de todos os atores envolvidos na implementação da proposta do Sistema Único de Saúde, considerando a importante reforma de estado em curso no país.

A estrutura do Curso permite a inserção de atores com distintas funções, diferentes acúmulos e necessidades de formação. Cada Unidade de Aprendizagem está referenciada a uma dimensão concreta do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelo facilitador de educação permanente em saúde, incorporando o processo de trabalho ao processo pedagógico e valorizando sua diversidade profissional.
O curso prevê uma carga horária total de 190 horas, distribuídas em um período aproximado de cinco meses, devendo o participante dedicar uma carga horária semanal de cerca de 5 horas de estudo, considerando as atividades que exigem interlocução com o seu grupo no local de trabalho.
A Unidade Integradora se desenvolve em dois momentos presenciais seguidos de atividades a distância.
O primeiro momento presencial, com a duração de três dias (24 horas), inaugura as atividades do curso e confirma a matrícula do aluno. O segundo, com a duração de dois dias (16 horas), será realizado aproximadamente 14 semanas após o primeiro, quando os facilitadores devem ter concluído duas, das outras três Unidades de Aprendizagem. Após o segundo momento presencial, o aluno terá cerca de sete semanas para concluir as atividades da terceira Unidade de Aprendizagem.