Acontece hoje no Polo:

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aconteceu no Polo: Formatura de Inclusão Digital para terceira idade

A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou hoje, no polo da UAB, a solenidade de entrega de certificado da primeira turma do curso de Inclusão Digital para a Terceira Idade. Cento de vinte idosos concluíram a capacitação oferecida gratuitamente, através de uma parceria da administração municipal com o SESI/SENAI.

Foram 24 horas de curso, dividas em três módulos envolvendo o aprendizado de alfabetização digital, Word e internet. Durante a solenidade foram homenageados os ex-presidentes do Conselho Municipal do Idoso Mário Ross, Domingos Martins Farinha, professora Antônio Martins Loyola e Alcinda Tironi Garcia, com a entrega de certificado honra ao mérito pelos serviços prestados.


O Polo UAB Apucarana foi parceiro desta iniciativa, cedendo o laboratório de informática durante todo o curso e servindo de acolhida as turmas que frequentaram as aulas durante esse período.

“Vínhamos lutando para ter essa capacitação por muitas administrações, mais exatamente desde 1999. Agora, na gestão do Prefeito Beto Preto, esse sonho finalmente se realizou. É uma grande conquista para nós da terceira idade”, declarou Domingos Farinha.

A transformação que a inclusão digital representou na vida dos 120 alunos foi relatada em depoimentos como a da aposentada Alcinda Tironi Garcia, de 72 anos. “O mundo se abriu para mim. Aprendi a entrar no Google, salvar imagens, textos, inclusive bíblicos, para mandar mensagens de aniversários e para muitas outras finalidades. No facebook falo com meus sobrinhos e outros parentes que moram em São Paulo, com meus filhos e netos em Curitiba. A minha amiga de Fortaleza brinca comigo dizendo ‘bichinha não é que você se desenvolveu bem no computador’. Olha, preciso tomar cuidado com as panelas porque a comida queima de tanto que fico distraída no computador”, comenta.

Participando pessoalmente na entrega em mãos dos certificados, o prefeito Beto Preto disse que a meta da prefeitura é ampliar a oferta de vagas para inclusão digital dos idosos. “Temos a responsabilidade de formar mil alunos até o final do ano”, afirmou, conclamando a equipe da assistência social, o conselho dos idosos, os grupos da terceira idade a trazer o público alvo para a capacitação.

Indo de encontro ao chamamento do prefeito, a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, anunciou o início da segunda turma do curso de Inclusão Digital para Terceira Idade, com início previsto já para a última semana de junho. “Serão 80 vagas, desta vez em parceria com o SESC. Outras oportunidades para a capacitação serão anunciadas em breve. Apucarana tem no momento um prefeito que valoriza e trata a terceira idade como prioridade”, observou Márcia.

Ainda durante a solenidade, também atual presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lourdes Martins Spaciari, foi homenageada com certificado de honra ao mérito. O prefeito Beto Preto, por sua vez, recebeu o diploma de “Amigo do Idoso”, em reconhecimento às políticas públicas em prol dessa parcela da população.

Outras informações para se inscrever do curso de Inclusão Digital para Terceira Idade podem ser obtidas no Centro de Qualificação Total pelo telefone 3426-7241.

Fontes: http://tnonline.com.br/noticias/tribuna-news/62,336715,18,06,tribuna-news-programa-desta-quinta-feira-18062015-na-integra.shtml

http://www.apucarana.pr.gov.br/noticias/2532/curso-de-inclusao-digital-para-terceira-idade-forma-1a-turma.html