Acontece hoje no Polo:

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Curso de ativação de mudança na saúde tem aula presencial

Metodologia coloca o estudante na condição de sujeito do aprendizado, promovendo a reflexão sobre problemas e propondo intervenções


Nesta semana, de segunda a sexta-feira, estão ocorrendo as aulas presenciais do curso Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Realizado em nível de especialização, com aulas presenciais e a distância, o curso é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz e, em Apucarana, conta com a parceria do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).


De acordo com Gilson Luiz Nicomendes, auxiliar de coordenação do curso, este é o segundo momento presencial, com duração de 36 horas/aula. "O curso tem 12 alunos, oriundos de Apucarana, Ponta Grossa, Rolândia e Londrina. O momento presencial está ocorrendo no polo de Apucarana da UAB, com a disponibilização de tutoria", explica Nicomendes. O curso começou em maio e terá a duração de 18 meses, tendo - ao todo - três momentos presenciais que somam cerca de 100 horas/aula.
 



Conforme Elaine Alves, tutora do curso, o objetivo da iniciativa é promover a qualificação de profissionais para o ensino, assistência e gestão em saúde. "No trabalho de Conclusão de Curso, eles deverão desenvolver um projeto exequível, de intervenção no cenário onde atuam e que proponha uma mudança positiva", ressalta Elaine.



A tutora afirma que são adotadas metodologias ativas  que colocam o estudante na condição de sujeito do aprendizado, promovendo a reflexão sobre problemas e a auto-aprendizagem. Os concluintes do curso receberão Certificado de Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).